As explicações predominantemente religiosas são substituídas pelo uso da razão autônoma, da inteligência crítica e pela atuação da personalidade livre, capaz de estabelecer Surge a necessidade de elaborar teoricamenteàuma lei humana e não mais divina. o ideal da formação, não do herói, submetido ao destino, mas do cidadão.
(...)O cidadão = não será mais o depositário do saber da comunidade, mas aquele que elabora a cultura da cidade. Não está preso ao passado, mas é capaz de projetar o futuro.
Paiagogos A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia. Significa literalmente aquele que conduz a criança (agogôs, “que conduz”): o escravo que conduz a criança à escola.
O termo pedagogia se amplia, adquirindo o sentido de teoria sobre a educação.
Os gregos, ao discutir os fins da Paidéia, esboçam as primeiras linhas conscientes da ação pedagógica.
Fonte: http://historiaeducar.blogspot.com/2007/09/antiguidade-grega-paidia.html
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