terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uma perspectiva histórica da formação humana-Algumas perguntas

1. Qual é o conceito de filosofia, quais são os seus principais elementos e suas indagações?
Resposta:  Filosofia é uma ciência do saber que visa conhecer, analisar, julgar, compreender e desvelar as práticas humanas. Modernamente é a disciplina, ou a área de estudos, que envolve a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o Homem e o ser.


2:  Quais são os elementos – primordiais - constitutivos da estrutura investigativa da filosofia? (principais elementos e indagações?

Resposta:  O primeiro problema posto racionalmente, pelos pensadores gregos era procurar meios para explicar os aspectos essenciais da realidade em que viviam, tais como: a origem do mundo (o que é o mundo? De onde e como surgiu o mundo?); como explicar o processo de funcionamento da natureza – que parecem naturais, (porque chove ou faz sol?) e a própria origem humana (de onde venho? Quem sou eu? Para onde vou?), bem como os seus valores básicos (a ética e a moral).


3: Com base em quais fundamentos podemos afirmar que a filosofia é um tipo de conhecimento que se produz no âmbito da atividade humana?

Resposta:  A Filosofia procura investigar e entender o papel do ser humano no mundo. Nesse sentido, a filosofia é compreendida como uma ciência da prática humana, nas suas diferentes fases históricas; por isso que a filosofia está sempre a serviço das necessidades humanas.


4: Qual é o campo investigativo da Filosofia?

Resposta: O homem, inserido no seu mundo, tanto interior, como exterior.  A Filosofia procura, através de uma forma metodológica, conhecer, julgar, compreender e desvendar o modo de viver do homem, como este produz a vida e quais as maneiras para um melhoramento desta vida.



5:  Qual é o conceito de filosofia da educação e quais são as suas principais características e indagações?

Resposta: A Filosofia da Educação é uma ciência que contribui para que os educadores adotem uma atividade reflexiva frente à problemática acerca da educação, produzidas em âmbito social, político e econômico.
Principais características:  Análise e elucidação do conceito de educação
Análise das relações entre o processo educacional e outros processos sociais. Indagações: Qual a ideologia subjacente as políticas públicas de educação? Por que ocorre o fracasso escolar e como soluciona-lo?
Como produzir uma educação cidadã?


6: O que é natureza humana para Marx?

Resposta:  Para Marx a natureza humana se diferencia pela capacidade de trabalho. É através das relações de trabalho que o homem entra em contato com a natureza transformando-a e transformando a sim mesmo.

Sheila Pfeiffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário