terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Diário de aula- Aula 3 - A Paidéia Clássica

Paidéia. A princípio tive dificuldade para entender o significado e o conceito. Durante a aula, e também através de pesquisas na internet fui me familiarizando com o conceito e sua importância na época.
Inicialmente a palavra Paidéia significava simplesmente “criação de meninos” (de Paidos = criança). Mas, este significado inicial está muito longe do sentido que adquiriu com o decorrer do tempo. A Paidéia significa a própria cultura grega, era o ideal que os gregos cultivavam do mundo.
Desde o início, a educação do homem grego priorizava o desenvolvimento do homem como ser social, cidadão, e sua  principal luta era em  função da vida comunitária e a luta pelo espaço histórico. Daí a Paidéia ter como ponto estrutural  as figuras do Poeta, do homem do Estado e do Sábio.
Também nesta aula pude conhecer as contribuições dos sofistas e de Sócrates para a produção do pensamento filosófico-científico e para a educação. Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Opunham-se à filosofia pré-socrática, substituindo o estudo da natureza, que antes era o principal objeto de reflexão, pela importância da arte da reflexão. Os sofistas ensinavam técnicas que ajudavam as pessoas a defenderem seus pensamentos, a debater opiniões contraditórias. Dentre os filósofos sofistas podemos destacar: Protágoras, Górgias, Hípios, Isócrates, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco.
Já para Sócrates, o conhecimento jamais poderia ser transmitido através de um conjunto de palavras simplesmente. Era necessário argumentar, questionar, pôr a prova da razão os conceitos. Ele poderia instigar o aluno a pensar, mas não ensiná-lo. O verdadeiro conhecimento vem de dentro, e não de fora.
Estes conceitos abriram minha visão e me fez analisar como foi construído o formato da educação em nossa época, e também a base para as diferentes metodologias aplicadas nas escolas.
Sheila Pfeiffer

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