domingo, 19 de dezembro de 2010

Diário de aula 7 - Educação Cristã - Mosteiros

Após drásticas modificações no cenário geográfico e político surgem os feudos, sendo totalmente apoiados pela Igreja. A Igreja sobrevive a desintegração do Império Romano. Verifica-se que vários aspectos do modelo romano continuaram a serem seguidos, tais como, a influência das letras, gramática, retórica, organização e logística militar, em grande parte devido ao processo de aglutinação dos povos bárbaros. O período de instabilidade provocado pela decadência e queda do império, bem como a formação dos diversos feudos gerou um processo de regressão cultural, pois a educação passa a ser secundário, privilégio apenas dos nobres.
Surgem os mosteiros que é a principal característica do período monástico onde se destacou a figura de São Bento, fundador da ordem dos Beneditinos e responsável por elaborar as regras monásticas.

No período escolástico, São Tomás de Aquino propõe a conciliação entre a fé e a razão.  Estes dois períodos foram muitos importantes para a consolidação das bases da educação cristã.
Analisando as características destes períodos compreendi que o cristianismo foi a base da educação da sociedade medieval.
Os monges que viviam nos mosteiros viviam em clausura, visando a liberação carnal e a elevação do espírito. Dentro dos mosteiros, as instituições sociais mais importantes, como a família, a sociedade industrial e o Estado,  eram negadas. Surgiu o trabalho artesão de cópia e conservação dos livros clássicos, o estudo da literatura. Foram os monges que iniciaram o ensino condensado do Trivium (Gramática, Dialética e Retórica), e do Quadrivium (Aritmética, Geometria, Música e Astronomia). 



São Tómas de Aquino foi influenciado pelo pensamento de Aristóteles e Platão, e também pelo pensamento agostiniano e pelas Escrituras Sagradas. Aquino objetivou criar uma razão para a fé, atribuindo uma função para a Teologia e outra para a Filosofia. Prega que não é possível conhecer a Deus sem passar pelo mundo prático, real, pois a prova da existência de Deus esta nas coisas do mundo e não no espírito.

Sheila Pfeiffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário