sábado, 18 de dezembro de 2010

O que é o feudalismo?

O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média, a partir do sec.IX.

A sociedade feudal era estática, com pouca mobilidade social e hierarquizada. A economia era de subsistência, praticamente não existia circulação de capital. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos.

Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal). Prevaleciam as relações de vassalagem e suserania. Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Destinada apenas aos filhos dos nobres, a educação era exercida pela Igreja, sendo para poucos. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

A partir do sec. XII ocorreram varias transformações na Europa que contribuíram para a crise e conseqüente queda do sistema feudal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário