terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Paidéia Clássica - Contribuições de Aristóteles


Quais são as contribuições de Aristóteles acerca da produção do conhecimento e da formação do homem grego?

Resposta:  Aristóteles foi o grande sistematizados da filosofia clássica. Seu pensamento era voltado para a prática humana no interior da polis. Sua preocupação era com o homem como sujeito social, político Demarcou o campo da ação humana e distinguiu pelo  método e pelo conteúdo, o saber prático: a ciência da práxis humana.
Aristóteles constrói um sistema inteiramente original. Os caracteres desta grande síntese são:
1. Observação fiel da natureza -, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio sólido às suas mais elevadas especulações metafísicas.
2. Rigor no método - Depois de estudas as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo à linguagem imaginosa e figurada de Platão, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosófica de precisão admirável. Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia científicas. Geralmente, no estudo de uma questão, Aristóteles procede por partes: a) começa a definir-lhe o objeto; b) passa a enumerar-lhes as soluções históricas; c) propõe depois as dúvidas; d) indica, em seguida, a própria solução; e) refuta, por último, as sentenças contrárias.
3. Unidade do conjunto - Sua vasta obra filosófica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira síntese. Todas as partes se compõem, se correspondem, se confirmam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário