terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Diário de aula-Aula 2 - A educação do guerreiro e do homem político

Neste capítulo pude aprender mais profundamente que o ideal educativo da formação do homem grego se adaptou as suas necessidades de acordo com cada período, se adequando as necessidades de produção e aos problemas nos períodos mítico, cosmológico e antropológico.

No período mítico por não haver ainda bases científicas ou filosóficas para a explicação dos fenômenos naturais e mesmo da própria natureza humana, acreditava-se em algo sobrenatural, no poder dos Deuses, os quais ninguém podia contrariar. O homem era educado para ser um guerreiro, tendo como exemplo os personagens dos poemas de Homero.
No período cosmológico surge uma oposição ao pensamento mítico. Conceitos ou categorias dão corpo ao método científico-filosófico de investigação da natureza: a Physis, a casualidade, a arque, o cosmo, o logos, o caráter crítico. Neste período a educação do homem é vista como uma formação global, incluindo não somente a pratica para a guerra, mas também os valores morais, as virtudes e em algumas escolas já surgem uma legislação, com horários determinados, número de alunos por classes as características dos magistrados. Continua-se a usar os poemas de Homero e Hesíodo, mas estes textos irão ser confrontados com os fundamentos dos pré-socráticos, com base na estrutura do pensamento racional e lógico.

No período antropológico, o foco se volta para o homem. Com o crescimento da polis e a expansão da democracia, surge a necessidade de uma formação para o homem político, dando-lhe condições de persuadir, confrontar, debater e expor seus pensamentos.

No decorrer deste estudo, pude verificar que na educação grega há uma visão orgânica, todas as partes fazendo parte de um todo. Neste sentido, o homem deve receber formação em vários aspectos, do conhecimento das ciências, do saber, das virtudes, do comportamento.

Estes conhecimentos abrem a minha visão e condições de análise para situações na educação atual, como o papel do Estado na educação, o papel dos pais, a formação do educador, conteúdos devidos de acordo com cada nível, a organização da escola.

Espero nos próximos estudos, adquirir mais conhecimento para formar uma opinião sobre estes fatores.
Sheila Pfeiffer

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