terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A educação do guerreiro e do homem político-Perguntas

1: O que é o pensamento MÍTICO e o que ele significou para as primeiras civilizações?

Resposta:  O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive (a origem do mundo, o funcionamento da natureza, os processos naturais, e as origens do povo), com um discurso fictício ou imaginário, parte da sua tradição cultural.  Para as primeiras civilizações esta crença significou a resposta para questões essenciais, as quais eles não tinham meios de responder através de outras formas, pois ainda não existia o embasamento científico, não existiam condições para desvendar ainda os mistérios da vida.  Através destas crenças baseadas no sobrenatural, no mistério, na magia e no sagrado, foi construída toda uma base de comportamento e atitudes que passaram a moldar a sociedade.

2: Descreva as características do período mítico e o que ele significou na vida do homem grego.

Resposta: Características: - Explicação através da crença no sobrenatural, no mistério, no sagrado e na magia para a realidade do ser humano e para os fenômenos naturais;
- nada é natural, tudo é sagrado e independe da vontade do ser;
- os fenômenos só podem ser interpretados pelos sacerdotes, magos e iniciados, ainda que parcialmente;
- a ética, a justiça e a moral eram ditadas pelos Deuses a fim de regular a vida dos mortais.
Foi através da crença nos Mitos, que surgiu o primeiro modelo de construção da realidade. Na falta de ciência e tecnologia foi através da tradição cultural e do folclore que os ensinamentos foram transmitidos.

3: Descreva as características do período cosmológico e o que ele significou na vida do homem grego.

Resposta:  Características: - Oposição ao pensamento mítico; - surgimento do pensamento científico-filosófico como forma de investigação da natureza;  - Negação a criação através do nada, crença de que tudo no mundo e na natureza se transforma; - Surgimento do caráter crítico, através do exercício da dúvida, que permite ao homem construir um novo conhecimento, deixando de lado, os dogmas, e os mitos.


4: Descreva as características do período antropológico e o que ele significou na vida do homem grego.
Resposta: Características: - Ênfase no indivíduo humano, nos comportamentos, idéias, crenças e valores, principalmente preocupação com valores morais;
- Reconhecimento do homem como ser racional, capaz de conhecer a si mesmo, e de refletir
Devido a expansão da polis, a vida social se desenvolveu, e foi muito importante pois dentro do cenário da época esta nova visão, proporcionou aos homens condições de discutir, persuadir, debater, expor e argumentar suas idéias. Surgiu o ideal de cidadão.


5:  Qual é a característica principal e/ou universal da educação grega?

Resposta:  O fundamento da educação grega era a Arete, através da observância das leis, das virtudes, da ética e da moral.  Eram formados para se tornarem cidadões na sua totalidade, conforme os princípios do seu tempo.


6: Qual é o conceito e as características da Paidéia nas suas diferentes fases?

Resposta:  A Paidéia significa a própria cultura a partir da educação. Era o ideal que os gregos cultivavam do mundo para si, e para a sua juventude. Uma vez que o governo era muito valorizado pelos gregos, a Paidéia combinava Ethos (hábitos) que o fizessem ser digno e bom tanto como governado como governante. Poder ser vista como um legado transmitido de uma geração a outra da sociedade.
Primeiramente a educação era individual centrada na formação do nobre guerreiro, porém com o desenvolvimento da polis, das novas necessidades sociais, postas pela democracia, e o surgimento do pensamento filosófico-científico a educação se voltou a formação de um homem político, mais articulado.

7:  Qual é o ideal da educação grega no período cosmológico e no período antropológico clássico?

Resposta:  No período cosmológico a ênfase era na formação partir dos poemas de Homero e Hesíodo que criaram um padrão de educação onde o homem idéia seria o bom (seu espírito era formado aprendendo as virtudes, a coragem, a arte da guerra), e belo (corpo formado com ginástica, danças e jogos de guerra). No período cosmológico, quando a democracia se instala, a nova educação estabelece como padrão ideal a formação do bom orador, capaz de persuadir, de falar em público, de participar da vida social e política.

Sheila Pfeiffer

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