sábado, 18 de dezembro de 2010

Diário de aula 6 - Educação Cristã: a formação do homem medieval

Nesta aula estudamos como e por que ocorreu a formulação dos paradigmas da educação e da formação do homem medieval sob o jugo da Igreja Católica. Surpreendente saber que a atuação e as pregações de Jesus de Nazaré foram importantes e corresponderam a uma fase neste período da história.  Através dos dogmas do cristianismo foi possível construir uma nova base de conhecimento filosófico pautado em conceitos abstratos, na teologia, na fé.
Neste período houve um gradual desaparecimento do pensamento filosófico clássico e a formação da escola cristã.  Com a influência da cultura helênica, surgiu o nascimento da literatura, aos métodos de organização escolar.
Dentro deste contexto, e principalmente durante o período de transição entre duas formas de organização social, não poderia deixar de destacar a figura de Santo Agostinho. Apesar de já ter ouvido falar dele historicamente, foi enriquecedor entender o fundamental papel que ele teve durante este período. Surpreendeu-me saber que ele primeiramente era um cidadão comum, que viveu os “pecados da carne”, porém, se converteu e utilizou esta experiência para ensinar.
A contribuição dos pensamentos e obras dele foi primordial na época e continuam enriquecendo nosso saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário