terça-feira, 14 de dezembro de 2010

a Paidéia Clássica - Perguntas

1: Qual é o ideal da educação grega clássica?

Resposta:  A educação grega se preocupa com a formação do homem para a comunidade, na observância das leis, das virtudes e da ética moral, visando primeiro o desenvolvimento da polis.   

2:  Qual o conceito de Paidéia Clássica?

Resposta:  O termo Paidéia significa a própria cultura a partir da educação. Era o ideal que os gregos cultivavam do mundo para si, e para sua juventude, combinava Ethos (hábito) que o fizessem digno e bom tanto como governante como governado.              
3:  Quais as características da Paidéia Clássica?

Resposta:  Não tinha como objetivo ensinar ofícios, mas sim treinar a liberdade e a nobreza; tinha como ponto principal a trindade: o poeta, o homem do estado e o sábio; tinha como finalidade a formação do cidadão grego na sua totalidade, conforme os princípios de seu tempo.

4: Discorra sobre a filosofia e a Paidéia sofística, destacando, inclusive, a contribuição dos sofistas para a formação do homem político.

Resposta:  A preocupação dos filósofos clássicos, como os sofistas era discutir a questão ético-política, com o conhecimento científico-filosófico voltado para a resolução da problemática das relações humanas no interior da polis, a consolidação da democracia. Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contraditórias, de forma a conseguir seu espaço. Outra contribuição foi a abertura da filosofia para todas as pessoas da polis, e a filosofia deixou de ser uma ciência eletizada.

5: Discorra sobre a filosofia Socrática.

Resposta:  Sócrates se opunha ao relativismo dos sofistas. O objeto de pesquisa de Sócrates era o homem em sua virtude, suas leis, sua ética e a vivência desses princípios, através de um diálogo questionador, analítico e irônico.. .Num contexto onde para a educação predominava a formação social, Sócrates, tal como os Sofistas acreditava que era preciso renovar o conteúdo e os métodos da educação, porém ele negava a verdade relativa e buscava a verdade universal. Para ele a ignorância era o ponto de partida na busca do saber (“Só sei que nada sei...”).   



6: Cite as principais contribuições de Sócrates para a política democrática e a educação do homem grego.

Resposta:    Sócrates utilizava como método um diálogo questionador, analítico e irônico. Seu objetivo de pesquisa era o homem em sua virtude, suas Leis, sua ética e a vivência comum destes princípios. Acreditava que era necessário renovar o conteúdo e os métodos da educação, mas se opunha ao relativismo dos sofistas, imprimindo uma nova forma de argumentação. Predominava a formação social, do homem político.    

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