sábado, 18 de dezembro de 2010

Como estudar para uma prova





Mude de Ambiente

Associamos o conteúdo com o ambiente de estudo. Pense: é mais fácil se lembrar do que você come em restaurantes diferentes do que no mesmo refeitório. Forçar associações (1ª Guerra – sala / 2ª Guerra – cozinha) torna a informação mais encontrável quando você precisar dela.




Misture  assuntos

Uma sequência de gramática, matemática e história exige mais do cérebro do que se concentrar em um assunto por vez. Esse esforço é bom: em vez de engatar no piloto automático e não muito concentrado, trocar de assunto faz que ele retome a atenção a cada assunto novo.






Dê uns t e m p o s

Uma sessão na sexta, outra no fim de semana e outra na segunda são melhores do que um domingo inteiro de dedicação. Quando você retomar o mesmo assunto depois de um tempo, seu cérebro vai fazer uma revisão automática para então aprender coisas novas.

Force a Memória

Tente se lembrar do conteúdo sem consulta. Recuperar uma idéia é diferente de tirar um livro da estante: lembrar altera a forma como a informação será arquivada, tornando-a mais acessível e relevante quando precisar dela novamente.




De Mal a Melhor

A ordem das matérias deve ser da mais difícil para a mais fácil, ou da menos familiar para a mais conhecida. O resultado é que a sessão de estudo vai se tornando menos chata conforme progride, prevenindo desistências.


Lazer incluído

Estudar pensando em diversão é tão ruim quanto não estudar. Inclua no seu planejamento prêmios por dever cumprido. Se você seguir sua programação, pode se dar ao luxo de uma sessão de cinema ou um barzinho.

Bons estudos !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário