terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Diário de Aula - Aula 4 - O Ideal Político da Paidéia Clássica


Esta aula teve como foco principal as contribuições de Platão e de Aristóteles para a formação homem grego, principalmente como cidadão, ser social integrado na comunidade – polis.

Foi muito interessante descobrir que as indagações de Platão continuam sendo atuais e motivo de reflexão, que o método e o sistema desenvolvido por Aristóteles é de grande valor até hoje. Estes dois pilares da filosofia clássica nos deixaram contribuições, reflexões e revelações que alavancaram o desenvolvimento do pensamento e do método filosófico-científico.

Na linguagem metafórica do Mito da Caverna, Platão tem a coragem de admitir que todos somos ignorantes perante o verdadeiro saber, que precisamos nos aventurar, usar a razão e abandonar pré-conceitos, para desfrutar do conhecimento verdadeiro.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi o trecho “A educação deve visar os melhores bens e objetivos para os governantes e para os homens livres.”

Esta aula foi muito importante para mim, pois foi apresentada também uma revisão dos principais conteúdos de aulas anteriores, o que me ajudou muito na melhor compreensão da matéria.
Sheila Pfeiffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário